Leia as mensagens com o coração e reflita . Que elas possam fazer o bem a pelo menos uma pessoa que por aqui passar.

Jesus o Grande Mestre.

Image and video hosting by TinyPic Jesus Cristo, Yeshua ben-Yoseph "A Cada Um Será Dado De Acordo Com Suas Obras "

Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2012

Caridade



Jesus disse: A Caridade se resume em: Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições dos outros e perdão das ofensas. Assim vamos tentar agora definir algumas coisas sobre isto.

  Amor e a Caridade são complementos da Lei da justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível que desejaríamos que nos fosse feito. Fazer caridade não é só dar esmola, mas está contido dentro da maneira como também tratamos o nosso semelhante, seja ele inferior ou superior a nós. Temos que aprender a tratar o inferior da mesma maneira como tratamos o superior, ou seja, se um pobre nos procura, atendemos de uma maneira e quando é um rico, normalmente atendemos com mais vontade e isto é errado. O que devemos fazer, é tratar a todos de uma forma igual.

Mas, Jesus disse: Amai os vosso inimigos. Isto não significa que devemos ter por ele um amor terno e apaixonado, mas que devemos perdoa-lo e pagar dentro do possível o mau que ele nos causa, com o bem. Assim nos tornamos superiores e com a vingança, estamos nos colocando abaixo dele. Quanto à esmola, quando um ser humano passa a pedir, ele está se auto desvalorizando tanto moral como fisicamente e a nossa atitude, dentro do conceito de justiça e de amor, é fazer de tudo para que este ser humano tenha o que necessita sem ter que se humilhar.

Não queremos dizer com isto que dar a esmola é censurável, mas dizer que as formas como isto acontece que está errado. O homem de bem que compreende e aceita a justiça de Deus, não espera que o desgraçado o procure mas ao contrario, vai ao encontro dele e faz de tudo para que ele não se humilhe. Vejamos: você faz uma caridade agindo com seu coração e da maneira acima descrita. Esta será a verdadeira caridade e pode ter certeza que o beneficiado ficará tocado em seu coração, mas caso você faça a caridade, de a esmola só por dar e sem se preocupar com o que está lhe pedindo, ele aceita porque necessita, mas dali a pouco nem se lembrará do ato e de você. Notou a diferença?

Outra questão muito importante quanto à maneira de se fazer a caridade: quando você a faz mas por trás do ato, está mostrando o quanto você pode, o quanto você tem etc...isso aos olhos de Deus, apaga o ato em si, nada vale. Porque com isso você está manchando a caridade com o seu orgulho. Exemplo: você faz a caridade mas divulga isso, você comenta isso e faz questão que os outros saibam que você é caridoso etc....isto é orgulho de si mesmo.

Uma questão interessante que é preciso entender também é que, nem sempre o homem verdadeiramente necessitado sai as ruas para pedir porque ele tem medo da humilhação que pode sofrer. Por isto é que devemos procurar conhecer quem está do nosso lado e suas possibilidades com relação ao que necessita.

Temos que saber que neste mundo ou mesmo no mundo dos espíritos, estamos sempre da seguinte maneira: estamos entre um ser mais evoluído e entre um menos evoluído que nós mesmo. Isto que dizer que seremos orientados por aquele que está à nossa frente e que temos também deveres a cumprir com aquele que está abaixo de nós. Portanto, a caridade ai se manifesta mas não só a de tirar do bolso um punhado de dinheiro, mas acima disto, devemos sempre ir em busca das misérias ocultas. Perdoar sempre o nosso semelhante, em lugar de desprezar a ignorância e o vício, instruir e moralizar, sermos afáveis e benevolentes para os inferiores, assim, estaremos praticando a caridade.

  Resumindo, é preciso dentro da caridade, usar o bom senso, ser paciente, perdoar e ser benevolente, assim estaremos no caminho correto. A caridade está de certo modo contida em todo o processo da lei moral e que rege a nossa conduta.

  Vamos passar a exemplos práticos: alguém bateu à sua porta e você fez uma caridade, doando algum dinheiro, ou roupa ou mesmo o alimento, esta pessoa lhe agradece e vai embora. Nada errado nisto, mas o que pode estar errado é você sentir que tem condições dispor de algo seu ou mesmo de parte do seu tempo para beneficiar a alguém e não o fazer. Mesmo que seja através de uma entidade, você deve procurar fazer sua parte no contexto. Acho particularmente que onde houver condições para alem do ato de dar alguma coisa à alguém necessitado, você procurar fazer com que esta pessoa tenha de novo condições para não mais pedir e se auto levantar a estima, isso é a caridade perfeita. Acho que se você ficar dando, dando sempre à mesma pessoa, ela pode viciar e começar a agir sempre assim. Então, você estará só estimulando o mendicância.

Encerrando, eu diria que sem a caridade não haverá a salvação, ou seja, ela por si só é a única condição para que posamos crescer ao encontro do Pai. A caridade e humildade te leva ao crescimento enquanto o orgulho e o egoísmo te deixa parado. Será que nós amamos mesmo Deus sem amar ao nosso próximo? Pensemos nisso. Se você tiver a linguagem dos anjos, o dom da profecia e uma fé que até transporte montanhas, caso não tenha a caridade, você não é nada. Esta é a verdade dita por São Paulo.

  Quero pedir que você possa ler no Evangelho Segundo o Espiritismo, tudo o que os mentores nos indicam sobre a verdadeira Caridade. Uma leitura obrigatória para que você possa analisar e após uma retrospectiva em sua vida, nortear seus atos no caminho correto. Eu também farei sempre isto

Fontes: O Evangelho, Livro dos Espíritos e o Reformador

Pedro Ozório – 10/05/2003 Casa Branca - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Arquivo do blog